quarta-feira, 3 de março de 2010

Números Índices – utilização pelo Estado e pela empresa

926ac0a84b9d9f1e8509ba3e3459b154

   Números índices são números que representam uma medida de uma variável importante para a administração ou para a economia, utilizados tanto pelas entidades de Estado como por empresas privadas.  Podem ser simples ou compostos. Exemplos de números índices compostos são os preços de produtos, individualmente considerados, vendidos nos mercados. Exemplos de números índices compostos são os índices de preço para o consumidor, índices de preços no atacado, índice Dow-Jones, Nasdaq, FTSE. São obtidos por métodos estatísticos, a partir de amostras de elementos significativos.

   Números índices são usados em administração pública para planejamento, tomada de decisões, manutenção de equilíbrio financeiro de projetos implementados pelo Estado, controle e fiscalização de equilíbrio financeiro de obras sob licitação, cálculo orçamentário, planejamento de despesas, elaboração de planos plurianuais, etc.

   Números índices são usados em  finanças para tomada de decisões de compra, venda e investimentos, avaliação de segurança de investimento em empresas e  em ações.

  Utiliza-se tabelas de números índices de uma sequência de períodos, mensais ou anuais,  para se calcular a variação do valor real de salário, variação  do custo de vida, etc.

  Pode-se comparar os números índices de diversas regiões para compará-las. Observe-se que neste caso tem-se uma distribuição espacial de números índices, e eventualmente uma distribuição temporal e espacial de números índices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário