sábado, 4 de junho de 2011

Chinamax, Panamax, Suezmax e Minimax

       

          Navios de padrão Chinamax são projetados de acordo com as dimensões dos portos chineses, assim como os navios Panamax são  adaptados ‘as dimensões do Canal do Panamá, e os Suezmax são adaptados ‘as dimensões do Canal de Suez.

           Dada uma coleção finita de conjuntos finitos C1,…,Cn, (e aqui as finitudes são essenciais), define-se o valor minimax(C1,…,Cn) como o mínimo dos máximos destes conjuntos.  Neste caso, os máximos sempre existem pois os conjuntos são finitos, e os mínimos sempre existem pois a coleção é finita.

           Definida a rota do navio, que depende de decisão logística e financeira, normalmente anterior ao projeto do navio, encontrar a dimensão ótima para a largura de navio é um problema de encontrar-se o valor minimax das variáveis de projeto naval como, por exemplo, a largura.  A largura ótima é a mínima de todas as larguras máximas permitidas pelas dimensões dos canais e portos pelos quais o navio vais passar. Observe-se que a largura ótima é a que maximiza o volume transportado, considerando-se um orçamento já definido. No caso dos navios tipo Chinamax, como a largura é superior ‘a do Canal do Panamá e do Canal de Suez, depreendo que sua rota não passa por estes canais, e deve passar pelo extremo sul da América do Sul e pelo oceano Pacífico, ou pelo extremo sul da África e pelo oceano ìndico, a depender da época do ano e do ponto de partida. Em todo caso, o projeto Chinamax deve ter seguido as dimensões dos portos chineses, construídos ou por construir. Caberia agora investigar se os portos e os navios Chinamax fazem parte de projeto de dimensionamento  conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário