terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hammack Home

A atividade matemática, (pura ou teórica), consiste, além de uma fundamentação lógica, definições e linguagem, essencialmente, em provas de teoremas, enquanto que as ciências aplicadas, utilizam-se de teoremas matemáticos (já provados) para resolver problemas específicos de suas áreas. Vale dizer que uma afirmação só é um teorema matemático se já estiver provada adequadamente, o que significa prova publicada e aprovada pela comunidade de matemáticos. Neste contexto, é bem vindo um livro sobre prova: Book of Proof de Richard Hammack, disponível em pdf:

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Erros Lógicos e Tomada de Decisões

     O que é pior, aceitar como verdadeiro algo falso ou rejeitar como falso algo verdadeiro? Despedir por desonestidade um funcionário honesto ou aceitar como honesto um funcionário desonesto? Comprar um produto ruim tido como bom ou abster-se de comprar um produto bom tido como ruim?  Votar em político desonesto e incompetente ou abster-se de votar em político honesto e competente?  Tomar remédio que faz mal ou abster-se de tomar remédio que faz bem?  Absolver réu culpado ou condenar réu inocente? Continuar relacionamento com pessoa desonesta ou romper relação com pessoa honesta? 

     Nestes casos, e em casos semelhante, há uma alternativa que é a melhor, ou, pelo menos, a menos ruim.

   Em termos de Matemática ou Estatística:

     Há dois tipos de erros lógicos notáveis diante de uma hipótese H:

         1)  Rejeitar H, sendo H verdadeira;

         2) Aceitar H, sendo H falsa.

       Aceitar H, sendo H verdadeira, ou rejeitar H, sendo H falsa, são decisões acertadas. Nestes dois casos, as consequências são sempre as melhores possíveis.

       Rejeitar H, sendo H verdadeira, ou aceitar H, sendo H falsa, podem ter consequências muito graves. Normalmente há uma que é a mais grave, e que, por isso, deve ser a mais evitada.

       Em Estatística, se um erro do tipo 1 for o mais grave, deve-se diminuir a probabilidade de cometê-lo. Analogamente, para erros do tipo 2.